Como de costume, a Pastoral do Menor de Alagoinhas se fez presente no desfile Cívico no dia 7 de Setembro de 2018. Com um contingente de aproximadamente 200 pessoas, a instituição, literalmente se fez presente no percurso do evento organizado pela SEDUC (Secretaria de Educação do município de Alagoinhas). Com representatividade máxima dos seus principais projetos e Programas (Arca de Noé, Arte pela Vida, Jovem Aprendiz, Conviver e Abrigo Provisório), a pastoral se destacou mais uma vez, graças ao brilhantismo das crianças, adolescentes, Jovens e famílias atendidas.
A instituição, como em todos os anos, vê no evento de independência do Brasil, Muito mais que uma data para se desfilar, mas sim um momento extremamente importante para levar a sociedade os resultados do seu trabalho realizado há mais de três décadas e a luta pela qual a mesma levanta suas bandeiras sociais.
No ano de 2018, A pastoral do Menor, foi, literalmente, trajada pelo seu tema de trabalho com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com um enfoque no direito à vida. As alas que compuseram a Pastoral do Menor do desfile Cívico mostraram claramente à sociedade a sua linha de trabalho daquele ano, contendo alas como: “Direito a Vida”, “Direitos Violados”, “Família”, “Liberdade: Oxigênio da Vida”. Ao final do percurso, A Pastoral do Menor fechou sua participação com chave de ouro com uma performance integrada de artes(Dança e Música), que deixaram o público simplesmente maravilhado. Sem dúvidas, foi mais uma participação no desfile cívico com os elementos que mostraram a cara da Pastoral do Menor de Alagoinhas: Talento, Luta, Alegria, e acima de tudo, dedicação às Crianças, jovens e adolescentes.